PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 31885 > AJUDA HUMANITÁRIA COM VOO DE RORAIMA PARA SãO PAULO, FORçA AéREA INICIA TRANSPORTE DE VENEZUELANOS

AJUDA HUMANITÁRIA

Com voo de Roraima para São Paulo, Força Aérea inicia transporte de venezuelanos

Publicado: 2018-04-05 13:40:00
Na manhã desta quinta-feira (05/04), o Boeing 767 da Força Aérea Brasileira transportou 116 venezuelanos para São Paulo

Venezuelanos embarcam em aeronave da FABA Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, nesta quinta-feira (05/04), o processo de interiorização dos imigrantes venezuelanos que ingressam no Brasil por meio da fronteira com o Estado de Roraima. A aeronave Boeing 767, do Esquadrão Corsário (2º/2º GT), realizou um voo de 4 horas entre Boa Vista, capital roraimense, e Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Para a sexta-feira (06/04) está previsto mais um voo; dessa vez, com destino a Cuiabá (MT) e, novamente, Guarulhos (SP).

Um dos 116 venezuelanos a Laura Malave e uma das filhas aguardam o voo da FABbordo era Laura Malave, que viajou com a filha de onze anos. Ela diz que veio para fugir do alto preço dos alimentos. “Todo o dia o preço sobe. Não temos nada, está cada dia pior”, conta. Nos três meses em que está no País, ela afirma que trabalhou como diarista, mas que a economia de Roraima não consegue absorver toda a mão de obra. Por isso, busca novas oportunidades de emprego em São Paulo. A imigrante se emociona ao mostrar a foto de duas filhas que ficaram na Venezuela, uma de 15 e outra de 22 anos. A mais velha está prestes a se formar engenheira e é para mantê-la dedicada aos estudos que a mãe busca alternativas no Brasil.

Boeing 767 da FAB decola com venezuelanos a bordoA Capitão Adriana Gonçalves Reis compôs a tripulação do Boeing 767. Segundo ela, a missão é gratificante porque ajuda a população necessitada. “Eu me sinto muito honrada em estar realizando mais uma missão operacional da Força Aérea Brasileira, podendo apoiar, ajudar esse povo a ser integrado ao nosso País", diz. Além dela, em torno de 70 militares atuaram para que o voo acontecesse.

A coordenadora do escritório da Organization International Migration (OIM), uma das agências da ONU que está presente em Boa Vista, participou do embarque. Issyssay Rodrigues explica que é uma ação fundamental para gerenciar melhor o fluxo migratório. “A participação da FAB foi muito definitiva no planejamento dessa ação. Até avaliamos as condições de deslocamento por terra, mas vivemos em um País muito grande. A maneira mais viável era por via aérea. A Força Aérea foi fundamental”, afirma.

O Coronel Eric Breviglieri, Comandante da Ala 7 – unidade da FAB em Boa Vista – Primeiro voo transportou 116 venezuelanosexplica que a interiorização dos venezuelanos com aviões da Força Aérea é uma das ações previstas na Operação Acolhida. “O Ministério da Defesa elaborou uma diretriz ministerial na qual estabeleceu as ações de cada Força Armada. Dessa forma, iniciamos o transporte dos imigrantes para as demais regiões do País e continuamos prontos para cumprir as missões atribuídas ao nosso Comando”, afirma.

A FAB também está atuando em outras duas frentes na Operação Acolhida: reforçando a equipe de médicos que trabalha no atendimento aos imigrantes e na confecção e distribuição de refeições em Boa Vista.

Fotos: CB André Feitosa/CECOMSAER

 

Ouça a reportagem da Rádio Força Aérea: